top of page

Hotel Parque da Costeira

História de Natal

 

Segundo o historiador e folclorista Luís da Câmara Cascudo, filho dessa terra, a origem do nome Natal pode estar ligado a dois fatos históricos: um deles relacionado ao dia que a esquadra de Mascarenhas Homem adentrou na barra do Potengi, no dia 25 de dezembro de 1597; e o outro, teria ligação a uma missa celebrada em 25 de dezembro de 1599 – data marco da fundação da cidade.


A Fortaleza dos Reis Magos, no encontro das águas do mar e do Rio Potengi, cuja construção se iniciou em 6 de janeiro de 1598, dia consagrado aos Santos Reis, é o marco do início da formação do núcleo populacional de Natal.


Na história política do Brasil, Natal foi a única capital do país que, em 1935, foi dominada pelos comunistas. Durante quatro dias, a capital potiguar esteve sob o comando do Comitê Popular Revolucionário, que chegou a publicar um jornal e a dirigir ao povo um manifesto.


Na época da 2º Guerra, a cidade teve uma participação especial no conflito, devido a sua posição geográfica privilegiada. É o ponto do Continente Americano mais próximo da África.

 

Entre 1942 e até o final da guerra, Natal abrigou a maior base aérea dos Estados Unidos fora do seu território.

 

Com cerca de 55 mil habitantes, Natal naquele período transformou-se com a chegada dos soldados norte-americanos. O hábito de mascar chiclete e tomar Coca-Cola foram incorporados ao cotidiano da provinciana capital, que passou viver o clima da Segunda Guerra. À noite, para evitar ataques aéreos, a cidade ficava às escuras.


Com um ótimo alto astral, a cidade desperta em todos os seus visitantes uma paixão instantânea. Muitos, depois, acabam vindo morar nessa cidade de sol, mar e de um povo hospitaleiro. Outros, deixam tantos amigos aqui que acabam voltando uma, duas, três, quatro… Enfim, muitos voltam infinitas vezes....

LOCAL

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE

Hotel Parque da Costeira

Ponto Turísticos


Barreira do Inferno (Litoral Sul)
 

 

A cidade do Natal também é conhecida como “Capital Espacial do Brasil” por abrigar a primeira base de lançamentos de foguetes instalada na América do Sul. Hoje, realiza pesquisas espaciais e recebe visitantes com horário marcado.

Barreira do Inferno (Litoral Sul)
Centro de Turismo

Antiga Casa de Detenção de Natal, abriga a Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, lojas de artesanato e é palco de apresentações folclóricas. Situado a rua Aderbal de Figueiredo, no bairro de Petrópolis.

Centro de Turismo

Restaurada pela SECTUR, seu prédio reúne a beleza da arquitetura neoclássica, de seu frontão; e amplos vãos livres de arquitetura moderna, de seu interior. Já foi Capitania dos Portos e sede do Governo.

Capitania das Artes
Capitania das Artes
Forte dos Reis Magos

Construído sobre os recifes e banhado pelo rio Potengi e pelo Oceano Atlântico, é o marco inicial da história da cidade de Natal. É tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Praia do Forte.

Forte dos Reis Magos

Passeios


Morro do Careca

 

O Morro do Careca é dos principais pontos turísticos da cidade de Natal, além de ser um dos mais belos cartões-postais.

O Morro é um patrimônio natural da cidade, ele é formado por dunas com vegetação da região que ajuda a baixar o clima e a protegê-la contra a erosão.

Localiza-se na Praia de Ponta Negra, que possui cerca de 4 km de extensão. Caminhando em direção ao norte, percorrem-se primeiramente ao redor de 2 km da avenida Erivan França, os quais são repletos de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc.

Morro do Careca
Passeio de Buggy

 

Praia de Genipabú – Nada melhor do que um passeio “com emoção” ou “sem emoção” pelos imensos “tobogãs de areia”. No percurso, deliciosos banhos de lagoa e o deleite de verdadeiros paraísos.

Passeio de Buggy
Passeio de Dromedários

 

Atração famosa da Praia de Genipabu, passeio de dromedários sobre as dunas.

Passeio de Dromedários
Mergulho

 

Localizado nas Piscinas Naturais de Pirangi, o passeio de barco para banho e mergulho contempla uma formação de corais a cerca de 800 metros da costa.

Com duração média de 2 horas, o passeio sai do trapiche da Marina Badauê, localizada em frente ao Cajueiro de Pirangi.

O roteiro inclui parada para banho e mergulho nas piscinas naturais, que na maré baixa aflora à superfície os corais. Nas marés abaixo de 3.0, pequenas piscinas se formam nos corais, permitindo observar os peixinhos sem uso de máscara.

O passeio é inesquecível e agrada crianças e adultos. Imperdível.

Mergulho

O Parque da Costeira está muito bem localizado, de frente para o mar com 500 metros de praia fronteiriça, rodeado pela segunda maior floresta urbana do mundo.


O hotel localiza-se a 35km do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, 8km do Morro do Careca, em Ponta Negra, e a 4km da Praia dos Artistas.

 

Endereço: Av. Senador Dinarte de Medeiros Mariz, 1195 - Ponta Negra - Natal/RN - CEP: 59.090-002

Tel.: +55 (84) 3203.4800

E-mail: eventos@parquedacosteira.com.br.
Site: www.parquedacosteira.com.br

bottom of page