
Juliano Simioni
MAPA
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Auditor Fiscal Federal Agropecuário / Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal - SIPOV/DDA/SFA-SC

CURRÍCULO
Atualmente é Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal - SIPOV na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina. Atua neste Serviço desde Setembro de 2008 na Carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Como Auditor Fiscal, exerceu principalmente a atividade deinspeção e fiscalização na área de vinhos e bebidas e qualidade vegetal. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) eMestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001).
Anteriormente trabalhou na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de
Santa Catarina - EPAGRI de 2002 a 2008. Atuou como extensionista rural durante 5 anos. Neste período adquiriu experiência em organização de produtores, pecuária leiteirae agroindústrias familiares e por cerca de 1 ano como pesquisador do Cepaf - Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar. Atuando nas áreas de Manejo e conservação dosolo, Bovinocultura de leite e agroenergias.
Durante a graduação foi bolsista do CNPq, trabalhando com microbiologia do solo. No mestrado desenvolveu projeto em parceriacom a Embrapa na área de manejo e conservação de recursos naturais, avaliando os riscos de metais pesados aplicados via dejetos de suínos sobre agroecossistemas.
ENTREVISTA
Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial para a Segurança Alimentar?
O evento é uma iniciativa elogiável de parte da Associação Catarinense de Engenharia, ao trazer este tema para ser discutido e refletido entre os profissionais da Engenharia. Todas as engenharias de modo geral têm participação direta ou indireta na segurança de alimentos. Veja que até áreas de tecnologia da informação tem relação com a segurança de alimentos, quando tecnologias nesse campo criam soluções em rastreabilidade, por exemplo.Já engenharias como Agronomia, Engenharia de alimentos, Engenharia Química tem papel direto na segurança de alimentos. Dessa forma, o evento além, de ser uma oportunidade de debater o papel das engenharias é uma oportunidade de vislumbrar possibilidades aos profissionais na área da segurança de alimentos, vislumbrando espaços para a atuação profissional.
Qual a sua avaliação quanto a esta questão no contexto nacional e Catarinense em especial ?
SC tem um setor agroindustrial importante, especialmente no setor Carnes, leite, pescados, frutas, bebidas. A importância da segurança de alimentos aumenta a medida que aumenta a importância dessas cadeias fornecedoras de alimentos.
Qual a Proposta do MAPA para contribuir na melhoria constante da Segurança Alimentar no Estado de Santa Catarina?
O MAPA tem em sua essência, a proteção da segurança dos alimentos. Veja que a missão institucional do MAPA é: “Promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária e a segurança e competitividade de seus produtos”.