
Hetel Leepkaln Dos Santos
Ministério da Cidadania - MC
Coordenadora Geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos na Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural

CURRÍCULO
Engenheira Agrônoma, com Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua com Agricultura Familiar, Produção Orgânica/Agroecológica, Construção Social de Mercado desde 1998. É Coordenadora Geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos na Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural no Ministério da Cidadania – MC. Responde pela Modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CI), promovendo as aquisições de alimentos da agricultura familiar junto aos órgãos governamentais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios desde 2012. Trabalho este que lhe rendeu reconhecimento no ano de 2017 com as Medalhas do Ministério da Defesa - “Mérito Desportivo Militar” e da Marinha do Brasil “Amigo da Marinha” e “Placa de Reconhecimento” durante Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, do Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, em 2018.
ENTREVISTA
a. Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial para a Segurança Alimentar?
R: Considero o evento importante para qualificar a categoria sobre as ações desenvolvidas pelas políticas públicas de SAN e orientar ações nos estados.
b. Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões, dificuldades e importância da Segurança Alimentar?
R: O evento pode fornecer novos subsídios e contatos que poderão ser aproveitados pelos participantes em sua área de atuação e qualificando os profissionais nos seus trabalhos.
c. Qual a sua avaliação quanto a esta questão no contexto Nacional?
R: Entendo que há necessidades de orientações gerais das políticas públicas para avaliações e adequações dos estado a partir dos atores envolvidos e das prioridades estabelecidas.
d. Qual a Proposta do SEISP para contribuir na melhoria constante da Segurança Alimentar no País.
R: Fortalecer o SISAN e as instâncias estaduais para fortalecimento e articulação das políticas desenvolvidas pela Secretaria de fomento, acesso a água de beber e de produção, equipamentos públicos, hortas comunitárias e as modalidades do Programa de aquisição de alimentos (PAA);
e. Mensagem
“O Ministério da Cidadania apoia o Seminário Nacional de Segurança Alimentar convidando a todos para participarem. A Segurança Alimentar se fortalece pela qualificação dos processos produtivos e inclusão social com geração de renda para população.