top of page
NOTÍCIAS

Comitê Técnico do SED Rural participa da 1ª SIAZ

  • Foto do escritor: ROGÉRIO TORRES NUNES
    ROGÉRIO TORRES NUNES
  • 30 de out. de 2015
  • 3 min de leitura


O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch e demais integrantes do SED Rural estiveram reunidos na tarde de quarta-feira, dia 28 de outubro nas dependências do Centro de Ciências Agrárias da UFSC (CCA/UFSC) para apresentar o seminário aos acadêmicos de agronomia e zootecnia que participavam da 1ª Semana Acadêmica Integrada de Agronomia e Zootecnia.



Na ocasião o presidente da Fetaesc debateu sobre o desafio da sucessão familiar no campo destacando que o último Censo Agropecuário Brasileiro listou que quase um terço das propriedades rurais no Brasil foram obtidas por meio de herança. “Cerca de 1.5 milhão de imóveis que, além do enorme valor afetivo para as famílias envolvidas, são responsáveis por produzir os alimentos consumidos no Brasil”, disse.



Frisou que a paixão pela terra é transmitida pelos pais e a divisão das tarefas, o engajamento dos filhos e a falta de profissionalização para empreender no campo, são obstáculos a serem superados. Que o envolvimento de todos, em especial das mulheres, na gestão da propriedade são primordiais para que não se venda a terra a terceiros.



Lembrou que a Fetaesc atua no sentido de estimular a permanência do jovem no campo, proporcionando através de seu corpo técnico, cursos sobre valores humanos, educação ambiental, inclusão digital e oficinas profissionalizantes. “É essencial discutir o papel da juventude em outras dimensões”, questiona Dresch. Para ele, “os rapazes e moças, são chamados a desenvolver novas habilidades e competências no campo, para agregarem novos conhecimentos e tecnologias aos saberes práticos das gerações anteriores”.



No debate, realizado em forma de mesa redonda, participaram outros integrantes do comitê técnico do SED Rural, o presidente e o diretor administrativo e financeiro da FEAGRO-SC, os engenheiros agrônomos Raul Zucatto e Diógenes Castro, respectivamente, que transmitiram aos acadêmicos suas experiências de campo. Raul Zucatto lembrou que em Santa Catarina nos anos de 1970 ainda não existia o curso de agronomia da UFSC, que os engenheiros formavam-se em outros estados, principalmente no Rio Grande do Sul. Falou de sua atuação na extinta ACARESC - Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina, que durante 35 anos foi o órgão oficial de extensão rural do estado catarinense, posteriormente sucedida pela EPAGRI. Criada em 1956 “estava presente na maior parte dos municípios Catarinenses, respondendo pela Extensão Rural, tendo como meta principal a promoção do Desenvolvimento Rural”.



Diógenes Castro completou lembrando que os primeiros escritórios locais foram criados nos municípios do Vale do Rio do Peixe e do Vale do Itajaí. Que posteriormente foram criados escritórios em outros municípios até atingir integralmente todo o território catarinense. “O slogan usado pelo órgão público era: A Serviço da Família Rural Catarinense", finalizou.



SOBRE A 1ª SIAZ:


A 1ª Semana Acadêmica Integrada de Agronomia e Zootecnia – é um evento sem fins lucrativos, realizado no Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC). Planejado pelos acadêmicos dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia, sob a coordenação de professores de ambos os cursos. Visa promover a integração dos acadêmicos das Ciências Agrárias com produtores, profissionais, técnicos e pesquisadores dos mais diversos sistemas de produção agrícola e pecuária do Brasil, discutindo os temas atuais inerentes à formação, atuação no mercado de trabalho do setor agropecuário e o papel social dos futuros profissionais formados por esta instituição. O TEMA do evento é “Da Agronomia à Zootecnia: administrar, gerir e produzir superando os desafios da atualidade”.


 
 
 

Comments


PROMOÇÃO
bottom of page