top of page
O EVENTO
FETAESC

Fundada em 02 de julho de 1968, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), é uma entidade sindical, sem fins lucrativos.

 

Com sua sede em São José, a entidade foi constituída para fins de estudo, defesa e coordenação dos interesses profissionais, individuais e coletivos da categoria profissional dos trabalhadores rurais no estado de Santa Catarina.

 

Atualmente a Fetaesc congrega 199 Sindicatos de Trabalhadores Rurais e 22 extensões de base, organizados, respectivamente, em 17 Associações Microrregionais.

 

Entre os objetivos da entidade estão: representar, capacitar e organizar os trabalhadores e trabalhadoras rurais para realizarem suas atividades produtivas de modo que conquistem sua renda. Além disso, também é interesse da Fetaesc apoiar ações que busquem melhores condições de vida e trabalho para os integrantes da categoria, assegurando condições dignas de permanência na área rural.

 

MISSÃO


“Representar, defender, organizar e integrar os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado de Santa Catarina, através do desenvolvimento de programas e projetos que visem a valorização da cultura local, a natureza, o social e o econômico, buscando a qualidade de vida.”

 

VISÃO


“Federação e Sindicatos fortes, representativos, coordenados por dirigentes autênticos, qualificados e solidários, realizando ações contínuas e unificadas na defesa dos interesses da categoria dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais para implementação de políticas que possibilitem a consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Santa Catarina.”

HISTÓRIA

A organização sindical em Santa Catarina teve início em 1º de março de 1967 com a instalação de uma delegacia estadual da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

 

Comandada pelo delegado sindical Jaime Andrade Ramos, pelo assessor jurídico Walter Tang e pelo auxiliar de escritório, Rogério José Philipi, a delegacia tinha o objetivo de acelerar a implantação de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais no Estado, durando 16 meses.

Os resultados não tardaram a surgir. Em outubro e novembro do mesmo ano, o então ministro do Trabalho e Previdência Social, Jarbas Passarinho, assinou a Carta Sindical dos Sindicatos de Luiz Alves (fundado em 24.04.67), de Herval d’Oeste (fundado em 30.04.67) e de Itapiranga (fundado em 28.05.67).

 

SURGE A FETAESC

 

Após a criação dos sindicatos em dezenas de municípios, o Movimento Sindical empenhou-se na fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC). No Diário Oficial dos dias 17,18 e 19 de junho de 1968, foi publicado o edital de convocação, que atendendo à deliberações das Assembleias Gerais Extraordinárias, convocaram as delegações dos Sindicatos, para a Assembleia Geral de fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, realizada no dia 2 de julho de 1968, na sede da Delegacia Regional da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), então situada na Rua Felipe Schmidt, 25, em Florianópolis.

 

Conforme o Edital, no dia 2 de julho de 1968, reuniram-se os presidentes, delegados representantes dos sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios de Chapecó, Itapiranga, Herval d’Oeste, Caçador e Luiz Alves, respectivamente representados pelos trabalhadores rurais Waldemiro Bellini, João Averbeck, Ângelo Tosatti, Euclides Deonizio Canalle, Zacarias Pedro Schmitz e João Soares Scheffer – delegado representante e tesoureiro do Sindicato de Chapecó, Antônio Baseggio Neto – delegado representante e secretário do Sindicato de Caçador, Ivo Mais – delegado representante e secretário do Sindicato de Luiz Alves, bem como os presidentes provisórios dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Alfredo Wagner – Laudelino Rosar; de Brusque – Ercílio Botamelli; Faxinal dos Guedes – Deonizio Carmignan; Guabiruba – Kurt Lübke; Itajaí – João Vieira Ramos; Nova Trento – Antônio Vicente Vargas; Vargeão – Hortelino Couseau; Xanxerê – Gelsi Casagranda; Xaxim – Wadislau Zmijeski; Joaçaba – José Petrykowski; Campo Erê – Francisco Assis Dal Piva.

 

Estavam também presentes: Luiz Manoel da Cruz – tesoureiro provisório do Sindicato de Camboriú; Alexandre Panstein – conselheiro fiscal provisório do Sindicato de Jaraguá do Sul; Curt Hasse – secretário provisório do Sindicato de Ascurra; Serafim Ferronato – secretário provisório do Sindicato de Campo Erê, assim como os associados Giuseppe Caponera – do sindicato de Modelo e como assistente, Jaime Andrade Ramos – delegado da Contag.

 

Os trabalhos da Assembleia foram presididos por Zacarias Pedro Schmitz, que foi secretariado por João Averbeck.


Em 7 de janeiro de 1969, o Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social reconheceu a Fetaesc como entidade representante dos trabalhadores na agricultura em Santa Catarina. A Carta Sindical foi registrada sob o número MTPS 134526/68.

APRESENTAÇÃO

O evento é uma promoção da FETAESC com o apoio técnico científico de entidades de classes ligadas a produção agrícola das quais participam a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina – FEAGRO-SC, Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina – SEAGRO-SC, Cooperativa dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina – UNEAGRO-SC, Associação Catarinense dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais - ACESA, Associação dos Engenheiros Florestais de Santa Catarina – ACEF e  Cooperativa de Serviços Técnicos Agrícolas – UNITRAGRI e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

 

Conta também com os importantes apoios do: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-SC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - ALESC, Ministério Público de Santa Catarina - MPSC, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREA-SC, Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC, Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, Centrais Elétricas S.A. - ELETROSUL, Tractebel Energia, Federação Catarinense dos Municípios - FECAM, Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina - FECOAGRO, Organização das Cooperativas de SC - OCESC, Cooperativa Agropecuária Videirense - COOPERVIL, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE , Associação dos Fumicultores do Brasil - AFUBRA e  Sistema de Crédito Cooperativo - SICREDI.

 

O Seminário Estadual de Desenvolvimento Rural terá como proposições a discussão das perspectivas e dos desafios para a agricultura familiar, os profissionais técnicos que atuam no campo e as instituições ligadas à produção de alimentos com vistas à sustentabilidade.

 

Será uma reflexão sobre a importância da agricultura familiar catarinense, onde se debaterão temas relacionados às áreas dos Recursos Naturais, Solo, Legislação Ambiental e Fundiária, Infraestrutura, Tecnologias, tais como desenvolvimento rural sustentável, educação, agroecologia, organização da produção, cooperativismo, trabalho em comunidade, juventude assalariada, direitos trabalhistas, sociais e humanos.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo esperado é de aproximadamente 400 participantes, com representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado de Santa Catarina, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Sanitaristas e Ambientais, Engenheiros Florestais, Técnicos Agrícolas, além de empresários e membros de organizações institucionais e governamentais diversas, incluindo também acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais que atuam diretamente na área. Porém, terá ampla penetração em toda a população de agricultores familiares de Santa Catarina, estimado em 500 mil .

bottom of page