top of page

O EVENTO

Seminário Nacional de Engenharia e Segurança de Prevenção e Combate a Incêndio nas Edificações Comerciais e Residenciais

O objetivo do “Seminário Nacional de Engenharia e Segurança de Prevenção e Combate à Incêndio nas Edificações Comerciais e Residenciais” proposto para o período de 10 a 13 de Junho de 2018 é reunir profissionais da área de todo o Brasil contribuindo para a discussão sobre o tema Combate a Incêndio nas Edificações Comerciais e Residenciais nos aspectos relativos a projetos, prevenção, legislação.

Além desses aspectos puramente técnicos o evento, sendo de abrangência nacional objetiva também reunir profissionais de todo o Brasil, apresentando uma extensa programação abordando temas de relevância, com referências, e gerando discussões em busca de soluções para os problemas sociais onde envolve a área tecnológica, além de exposição institucional de produtos e serviços.

Será também uma oportunidade para um notável intercambio de experiências, e objetiva o debate de questões de interesse dos Engenheiros que irão discutir propostas para o fortalecimento do Sistema CONFEA/CREA/MUTUA e da defesa da valorização da profissão, conhecimento da Legislação e da Ética Profissional do Sistema CONFEA/CREA’s e inibindo, consequentemente, o exercício ilegal da profissão.

Justificativa

A realização do “Seminário Nacional de Engenharia e Segurança de Prevenção e Combate à Incêndio nas Edificações Comerciais e Residenciais” proposto pela Associação Catarinense de Engenheiros - ACE, entidade precursora do Sistema CONFEA/CREA/MUTUA consiste na realização no centro de eventos da ACE, em Florianópolis - Santa Catarina, no período de 10 a 13 de Junho de 2018 abordando temas relevantes com a área de Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil e de Segurança do Trabalho. 

 

É importante ressaltar que está sendo planificado uma exposição institucional com cerca de 10 stands e 6 apresentações de patrocinadores e apoiadores, além de 11 palestrantes com expertise na área, tal expectativa será alcançada através de um detalhado e minucioso projeto de divulgação do evento com abrangência nacional em todo o sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, empresas privadas, governamentais e demais envolvidos.

O Seminário terá duração de 4 dias, sendo o primeiro dia uma abertura solene e 2 dias de debates técnicos e visitas à exposição institucional paralela ao evento, sendo que no último dia teremos uma visita técnica monitorada.

Objetivos Específicos

  • Estabelecer como propôs uma star-up para a Engenharia de Segurança e seus profissionais, mais especificamente sobre combate a incêndios residenciais e comerciais;.

  • Debater questões relativas à profissão e ao mercado de trabalho;

  • Firmar posições de defesa e valorização da profissão do Engenheiro;

  • Difundir conhecimentos técnicos da Engenharia de Segurança, mais especificamente sobre combate a incêndios;

  • Promover atualização profissional;

  • Promover intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais;

  • Contribuir para promoção de inovações e do desenvolvimento profissional;

  • Favorecer o acesso a novas tecnologias, produtos, processos e serviços de interesse da Engenharia de Segurança e combate a incêndios.

  • Aperfeiçoar os profissionais do Sistema CONFEA/CREA/MUTUA com divulgações do Código de Ética Profissional além da Legislação vigente que se aplica.

  • Atualizar os Engenheiros com assuntos em evidências no segmento de Engenharia como a sustentabilidade e o uso consciente de materiais elétricos.

Público alvo

Os participantes serão oriundos da área da Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil e de Segurança do Trabalho e afins, ou seja, Engenheiros das diversas modalidades e especialidades, complementares e associadas aos profissionais atuantes nos setores de planejamento, projetos, prestação de serviços, além de síndicos e gestores de condomínios residenciais e comerciais, estudantes de graduação e pós-graduação, tecnólogos, técnicos e fornecedores de produtos e tecnologia para as Engenharias envolvidas, em especial é importante citar os Conselheiros das Câmaras Especializadas em Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil e de Segurança do Trabalho dos CREA´s da Federação e, na classe em formação (estudantes) os integrantes dos CREA´s Juniores e das Empresas Juniores das universidades.

Comissão organizadora

Presidente
 

Eng. Civil Carlos Koyti Nakazima - Presidente da ACE

Coordenador Técnico

Eng. Mecânico Álvaro José Silveira Beiro - Diretor Administrativo da ACE

Membros da comissão

  • Prof. Roberto de Oliveira PhD - Diretor de Atividades Técnicas e Culturais da ACE

  • Eng. Eletricista Gilberto Martins Vaz - Diretor de Patrimônio da ACE

  • Eng. Mecânico Ilmar Heine Agacy - Assessor Administrativo da ACE

  • Eng. Mecânico Gladston Luiz Nicolazi - Diretor de Esportes da ACE

  • Eng. Guilherme Tavares da Silva - Assessor de Esportes da ACE

  • Eng. Flávio Murilo Weyand do Valle - Assessor Atividades Técnicas e Culturais da ACE

ACE - Associação Catarinense de Engenheiros

A Associação Catarinense de Engenheiros - ACE, fundada em 24 de maio de 1934, busca congregar, representar e defender os interesses dos Engenheiros, estimular o desenvolvimento técnico e científico dos seus associados, integrar através de atividades culturais, sociais, esportivas e filantrópicas, a categoria profissional, promover a valorização da engenharia catarinense e, sobretudo, o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.

 

É a ACE a mais antiga associação de classe da engenharia de Santa Catarina, congregando mais de 1000 (mil) associados, teve marcante participação na criação do CREA/SC, na Escola de Engenharia da UFSC, no Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina, na FEBRAE, na FECAEG e tantos outros.

 

Participou e tem participado também decisivamente em assuntos dos mais altos interesses da sociedade catarinense, como por exemplo a duplicação da BR-101, do Plano Rodoviário de Santa Catarina, da formulação do Plano Energético de Santa Catarina e na discussão do Plano Diretor de Florianópolis.

 

Suas ações têm sempre como objetivo atingir o que estabelece o seu estatuto, que em outras palavras busca o bem-estar da sociedade com melhor qualidade de vida. Dentre essas ações citamos, além das participações citadas, a defesa do meio ambiente, a luta pela aprovação do salário mínimo profissional para engenheiros.

bottom of page