top of page
Nelson Ferreira Fernandes
IGEO/UFRJ
 
MESA REDONDA 2
Previsões de precipitação para prevenção de desastres naturais
QUINTA-FEIRA - 23 de NOVEMBRO de 2017 - 14:30 - 18:50 
Nelson Ferreira Fernandes
CURRÍCULO RESUMIDO

Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Geologia de Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Geomorfologia na Universidade da Califórnia em Berkeley (1994) e pós-doutorado no MIT (2014/2015; Earth, Atmospheric and Planetary Sciences). Desde 1986 é professor do Depto. de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo atualmente professor titular. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos de massa, erosão dos solos, processos geomorfológicos, modelagem matemática e hidrologia dos solos.

Qual é a sua expectativa em relação à sua participação no V ENMET RJ ?

 

Esta será a minha primeira participação no ENMET RJ. Tenho trabalhado em conjunto com vários colegas da Meteorologia nas últimas décadas e isso tem sido muito interessante para mim.


Acho que a minha participação, por ser de alguém da área de Geografia/Geologia, faz com que os colegas da Meteorologia compreendam melhor as nossas demandas em termos de previsões da precipitação, principalmente na implementação de modelos matemáticos de previsão de áreas de risco a deslizamentos.

Como você vê o papel da interdisciplinaridade na melhoria das previsões quantitativas da precipitação ?

 

A interdisciplinaridade é fundamental pois os meteorologistas acabam percebendo quais são as reais demandas dos outros profissionais em termos de previsões quantitativas da precipitação. Sem ela cada uma fica avançando apenas na sua área sem se preocupar em avançar em direções que sejam também importantes para os outros profissionais.

bottom of page