top of page

Sobre o evento

O V ENMET-RJ - Encontro de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro é uma promoção do Núcleo Regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Meteorologia (NRRJ-SBMET) cujo o objetivo é contribuir para discussão científica sobre “Estado da Arte das Previsões de Precipitação no Brasil”, envolvendo a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), parceiros na implementação de estratégias visando a melhoria das previsões meteorológicas no Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado na sede do CLUBE DE ENGENHARIA, sediado na cidade do Rio de Janeiro, durante os dias 23 e 24 de novembro de 2017.

Justificativa

O Estado do Rio de Janeiro, incluindo a administração estadual e várias administrações municipais, têm investido significativamente na ampliação do conhecimento, na aquisição de equipamentos, instrumentos e recursos computacionais, além da expansão do quadro de profissionais da área, aproveitando a formação qualificada que a academia regional vem oferecendo. É flagrante a evolução do conhecimento e da aplicação da Meteorologia e, certamente, se abrem para o futuro novos desafios que torna oportuno a realização deste quinto Encontro.

 

É notório que nos últimos anos se alcançou êxito significativo nas aplicações dos diagnósticos e previsões de tempo e de clima na escala sinótica e na mesoescala. Esse êxito está vinculado ao desenvolvimento da modelagem numérica e a utilização dos diversos produtos gerados a partir de satélites meteorológicos e ambientais.

 

Por outro lado, quando o Estado foi atingido por eventos meteorológicos de grande magnitude como os de abril de 2010 nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói e o de janeiro de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, a Meteorologia de que se dispunha não pode atender com a necessária antecedência e detalhamento para que as providências pudessem ser tomadas. A escala de fenômenos meteorológicos que envolve tempestades do tipo citado só pode ser tratada com as técnicas de previsão imediata (nowcasting), e o atendimento desta escala é primordialmente feita pelos radares meteorológicos. Tanto o município como o estado do Rio de Janeiro investiram na aquisição destes equipamentos, e o NRRJ-SBMET fez em 2016 o IV ENMET-RJ tratando exatamente dos desafios técnicos e das ações políticas para que os investimento feitos pudesse ser amplamente usados no Rio de Janeiro.

 

Já em 2017, o NRRJ-SBMET e a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) realizaram entre os dias 22 a 24 de março o evento denominado “Quando Ar e Água se Encontram” aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março) e o Dia Meteorológico Mundial (23 de março). Neste encontro ficou evidenciada a necessidade de realizar o proposto evento, além disso, estando no Rio de Janeiro as duas mais antigas instituições de formação de meteorologistas em nosso país, a UFRJ (nível superior) e o CEFET-RJ (nível técnico) é justificável que se aproveite o V ENMET-RJ para comemorar os 50 anos de formatura da primeira turma e homenagear os profissionais que se destacaram no exercício profissional na área de Meteorologia no RJ, sendo este o quarto objetivo deste evento.

Objetivos específicos

(a) Conhecer melhor o estado da arte das pesquisas no Brasil no que tange a caracterização das chuvas e sua previsão, trazendo este conhecimento para os profissionais meteorologistas do RJ;

(b) Interagir com Geólogos, Engenheiros, Geógrafos e Agrônomos para entender em que escala temporal e espacial os produtos relacionados com a precipitação devem ser gerados e disponibilizados para atender especificamente às necessidades das diversas aplicações e

(c) Identificar rumos para o desenvolvimento de novas tecnologias e de pesquisas para tornar os diagnósticos e as previsões mais precisos visando o benefício da sociedade como um todo.

Comitê Organizador

  • Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (Universidade Estadual do Norte Fluminense)

  • Alfredo Silveira da Silva (UFRJ)

  • Eliane Barbosa Santos (UENF)

  • Fabrício Polifke da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

  • Gisele Dornelles Pires (Universidade Iguaçu)

  • Hugo Abi Karam (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

  • Isimar de Azevedo Santos (Universidade Estadual do Norte Fluminense)

  • José Ricardo Siqueira (Universidade Estadual do Norte Fluminense)

  • Lígia Maria Nascimento de Araújo (Agência Nacional de Águas)

  • Nivaldo Silveira Ferreira (Universidade Estadual do Norte Fluminense)

  • Otto Corrêa Rotunno Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

  • Pedro Leite da Silva Dias (Universidade de São Paulo)

  • Rafael João Sampaio (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

  • Valdo da Silva Marque (Universidade Estadual do Norte Fluminense)

  • Wanderson Luiz Silva (ELETROBRAS/CEPEL)

bottom of page