top of page

PALESTRANTES

PESSOAS-VINICIUS.jpg
Eng. Sanitarista e Ambiental Vinicius Ragghianti

Gerenciamento de Projetos pela FGV e estudante de Direito na UFSC. Sócio fundador da ECHOA Engenharia. Presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais - ACESA. Têm experiência na elaboração de projetos e planos de saneamento nos quatro eixos. Foi coordenador da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos de SC e consultor do Banco de Desenvolvimento Alemão - KfW - em programas de financiamento de infraestrutura de saneamento. 

Entrevista

Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial no aspecto ambiental?

 

O evento já está se consolidando na agenda anual de eventos relacionados à temática da sustentabilidade. A ACE cumpre um papel importante no fomento deste debate frente aos desafios que a engenharia deverá enfrentar para garantir o provimento de recursos necessários para a sobrevivência do homem nas cidades,  para a sustentabilidade das atividades agrícolas e também para o desenvolvimento industrial que há tanto tempo aguardamos.

 

Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões, dificuldades e importância de projetos de reuso de água?

 

O evento é essencial para o processo de capacitação dos profissionais que já atuam no setor, mas também para os colegas que se interessam pelo o assunto e querem iniciar uma carreira neste universo dos arranjos tecnológicos de reuso de água.

 

Qual a sua avaliação quanto a esta questão no contexto da Grande Florianópolis e Estadual?

 

A região da grande Florianópolis é especialmente afetada por esta questão nos últimos meses, quando enfrentamos uma estiagem que surpreendeu os técnicos que lidam com abastecimento de água. Cada evento deste, assim como foi no caso do Sudeste do Brasil há 4 anos atrás, servem para nos alertar para a possibilidade de ampliar cada vez mais as iniciativas de reuso para que as cidades se tornem mais resilientes no enfrentamento de crises hídricas.

 

Qual a sua proposta para contribuir na ampliação de projetos de Reuso de Água no país?

 

Devemos começar a implantar projetos piloto de reuso para fins não potáveis e com baixo risco de exposição à saúde. Há várias possibilidades que são relativamente simples e que exigem pouca infraestrutura para funcionar. Um exemplo é a irrigação de canteiros e jardins de espaços públicos com efluente tratado de estações de tratamento de esgoto.

 

 e. Deixar uma mensagem para que os profissionais para se inscreverem e participarem dessa importante promoção da ACE, contribuindo assim com a valorização da Engenharia e  da sustentabilidade como um todo. 

 

Estas oportunidades são únicas para a formação dos engenheiros, mas o principal aspecto positivo é o ambiente de networking que a ACE proporciona e que viabiliza boas possibilidades de negócios. Oportunidade especial para os estudantes que querem ter um contato mais próximo do mercado de trabalho e das tendências no setor.

bottom of page