top of page

PALESTRANTES

PESSOAS-Daniel Minegatti.jpg
Daniel Vieira Minegatti de Oliveira

Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da USP. Mestrado em Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Graduado em Engenharia Ambiental pela UFV. Diretor/Fundador da empresa MMA Consultoria Ambiental e, atualmente, professor do curso de Eng. Civil pela UDESC e coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Metalúrgica e de Materiais pelo IPOG. Possui ampla experiência na área de tratamento e reúso de efluentes e de resíduos sólidos. Autor de diversos artigos/publicações em periódicos nacionais e internacionais.

Entrevista

Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial no aspecto ambiental?


Este evento é de suma importância para a engenharia, especialmente, a engenharia ambiental e sanitária considerando o cenário que o Brasil e o mundo vive atualmente quanto à questão da escassez hídrica.


Pois, irá levar aos participantes e, porque não, à população em geral a relevância de uma gestão sustentável dos recursos hídricos do ponto de vista do uso racional da água, do controle de perdas, do reúso, entre outros.


Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões, dificuldades e importância de projetos de reuso de água?


Creio que este evento poderá trazer à tona os mecanismos adotados para avançar com projetos de reúso de água, com intuito de superar os principais entraves e lacunas encontradas atualmente, como a falta de um arcabouço legal, abordando políticas de reúso com objetivos e planos estratégicos com incentivos financeiros; de conhecimento técnico; da participação e percepção social; de critérios de tratamento ou qualidade da água de reúso; etc.


c) Qual a sua avaliação quanto a esta questão no contexto nacional?


O Brasil possui poucos exemplos exitosos em grande escala, por exemplo: o projeto Aquapolo/SP e da Cetrel em Camaçari/BA, alcançados fundamentalmente pelainiciativa privada. Isto é, ou a empresa/indústria busca desenvolver essa questão internamente ou os projetos não caminham dada a ausência de uma política pública nacional.


Neste contexto, principalmente as micro e pequenas empresas, que são a grande maioria, ficam desamparadas de apoio e orientação técnica e financeira para implementarem tais ações em suas unidades produtivas.


Qual a Proposta da MMA Consultoria Ambiental para contribuir na ampliação de projetos de Reuso de Água no país, em especial na área Industrial?


Nós da MMA Consultoria Ambiental trabalhamos em parceria com o empreendedor, objetivando analisar cada etapa do seu processo produtivo a fim de levantar os principais pontos de atuação para a redução de custos relativos ao consumo de água, a implantação de sistemas de controle e de gestão da água e, por fim, a implementação de unidades de reúso de água.


Mensagem


Caros colegas, venham participar deste primeiro e importante evento sobre reúso de água promovido pela ACE que vai acontecer em SC. Será uma excelente forma para debatermos sobre os entraves e lacunas existentes para implantação de projetos dessa área e buscarmos juntos soluções para o setor industrial, em busca da valorização da Engenharia no contexto da sustentabilidade industrial.

bottom of page