top of page

PALESTRANTES

PESSOAS-.jpg
Professora Maria Elisa Magri

Engenheira Sanitarista e Ambiental e doutora em Engenharia Ambiental formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia Ambiental da UFSC, e coordenadora do curso de graduação daquele departamento. Atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental - PPGEA, e em Biotecnologia e Biociências - PPGBTC, UFSC. Desenvolve pesquisa na área do Saneamento Focado na Recuperação de Recursos: Desenvolvimento de Tecnologias Ecológicas para produção de composto e biofertilizantes, Reuso de Águas e Efluentes, Reciclo de Sub-produtos da Agropecuária, Riscos à saúde pública e ambiental e Avaliação Quantitativa de Risco. Possui 15 anos de experiência na área, com estudos desenvolvidos em parceria com a Universidade Sueca de Ciências Agrárias - Suécia, Universidade Durban de Tecnologia - África do Sul, e diversas Universidades no Brasil. É líder do grupo de pesquisa RReSSa, Recuperação de Recursos em Sistemas de Saneamento - UFSC.

Entrevista

Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial no aspecto ambiental?

Nos dias atuais, não há como realizar um trabalho de engenharia moderna que não leve em consideração aspectos de sustentabilidade ambiental como parte inerente e fundamental no processo. E dentre todos os aspectos que compõem a sustentabilidade ambiental, a conservação e uso da água é um dos mais relevantes, independente da sub-área da engenharia. Eventos que abram espaço para a discussão do tema e compartilhamento de experiências são a forma mais eficiente de disseminação de informação, sendo na minha opinião, fundamentais.

Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões, dificuldades e importância de projetos de reuso de água?

O evento irá fomentar a discussão, conduzida por participantes capacitados e com experiência no tema. A partir da discussão são geradas as reflexões, e consequentemente  os processos de entendimento e aprendizado individuais. E uma vez que as pessoas estão mais capacitadas, estas passam a ser multiplicadoras do conhecimento, ajudando ainda mais na difusão e aprofundamento das discussões sobre o tema.

Qual a sua avaliação quanto a esta questão no contexto nacional?

No Brasil, já se discute sobre o tema há algum tempo, e já existem muitas iniciativas implantadas inclusive em escala real. No entanto, ainda há muitos mitos e muitas dúvidas acerca da "viabilidade econômica", mas afinal, o que é viabilidade econômica? e também acerca dos riscos associados. Falta também a construção de uma regulamentação nacional que seja factível, realista, e que permita a prática da engenharia sem restrições regidas por interesses mercadológicos.

Qual a Proposta da UFSC / Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental  para contribuir na ampliação de projetos de Reuso de Água no país, em especial na área Industrial?

O Depto de Eng. Sanitária e ambiental tem como principal contribuição a  formação de profissionais altamente capacitados na área, além da produção de conhecimento científico por meio de pesquisas.


Mensagem

Um evento tem sucesso e atinge seu objetivo não somente com boa organização e palestras com profissionais capacitados, o sucesso do evento, e consequentemente da disseminação de conhecimento acontece quando há a efetiva participação das pessoas. As pessoas fazem o evento e juntos, condutores do debate, organizados e participantes, podemos construir reflexões importantes, e inclusive encaminhamentos para a valorização da engenharia no contexto da sustentabilidade ambiental.

bottom of page