top of page

PALESTRANTES

PESSOAS-Alexandre Trevisan.jpg
Alexandre Bach Trevisan

Engenheiro Químico, com mestrado em Engenharia Química em modelagem de sistemas naturais. Doutorando do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD) da UFSC. Atua na área de meio ambiente e recursos hídricos da CASAN desde 2008. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Companhia.

Entrevista

Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial no aspecto ambiental?

R: Acredito que a discussão sobre a eficiência do uso de água seja primordial atualmente. O excesso da demanda global por água, a acentuação das desigualdades econômicas e sociais e o cenário de mudanças climáticas colocam esse desafio na vida de todos os engenheiros.

 

Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões, dificuldades e importância de projetos de reuso de água?

R: Creio que pode contribuir para a conscientização e disseminação das boas práticas de reuso de água.

 

Qual a sua avaliação quanto a esta questão no contexto da Grande Florianópolis e Estadual?

R: A região da grande Florianópolis, assim como todas as regiões metropolitanas em expansão, sofrerá com a perspectiva de escassez. No nosso caso específico essa escassez estará relacionada ao fornecimento de água para abastecimento público, tendo em vista as atividades desenvolvidas na nossa região, já que o uso industrial e agrícola são muito pequenos aqui. As questões sazonais impostas pelas atividades turísticas também serão importantes vetores de análise. Neste sentido uma mudança na mentalidade da população e nos projeto das edificações, buscando o reaproveitamento interno, serão necessárias. Porém as questões relacionadas a qualidade da água que é fornecida e a possibilidade de contaminação cruzada por conta dos novos usos não podem ser negligenciadas. Teremos um cenário complexo no futuro, mas todos os caminhos se cruzam na necessidade de uma maior eficiência no uso da água nas edificações.

 

Qual a sua proposta para contribuir na ampliação de projetos de Reuso de Água no país?

R: Creio que pode trazer para a discussão um aspecto negligenciado: O reuso do esgoto tratado como fonte complementar de abastecimento. Embora possa parecer distante da nossa realidade por conta do regime hídrico que possuímos, acredito que será um caminho a ser traçado, mais cedo ou mais tarde, em todas as regiões urbanas.

 

Mensagem

R: A engenharia ajudou muito na evolução do setor elétrico a romper alguns paradigmas, como o da geração distribuída e a disseminação das energias renováveis. Está na hora de avançarmos da mesma forma em relação a água.

bottom of page