top of page

ENTREVISTAS

Prof. Eduardo Lobo, Dr.
PPGTG/ECV/UFSC
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial/Depto de Engenharia Civil/Universidade Federal de Santa Catarina
Prof. Eduardo Lobo, Dr.
CURRÍCULO

Eduardo Lobo é Engenheiro Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1993), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Cursou pós-doutorado em Educação e Tecnologia, na PUC-SP. Foi diretor de Educação a Distância do Grupo Kroton Educacional. Atua como avaliador do INEP/MEC e também como consultor AD HOC do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e de Santa Catarina. Tem experiência na área de Gestão, Consultoria e Projetos de Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Transportes e Logística, Engenharia de Transportes, Ensino Superior, Gestão de Projetos e tecnologia. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, pesquisador e colaborador do Laboratório de Transportes e Logística - LabTrans/UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial - PPGTG/UFSC, onde leciona anualmente a disciplina de Inovação Tecnológica em Transportes.

ENTREVISTA

a.Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial para a mobilidade dos grandes centros urbanos?

Penso que a discussão desses grandes temas é fundamental para que se chegue a uma política pública que atenda as demandas da sociedade. Trata-se de mais um espaço importante e relevante para a a discussão, reflexão e construção de soluções para problemas reais.

b.Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões, dificuldades e importância da Mobilidade urbana no desenvolvimento do país e dos grandes centros urbanos?

Os palestrantes atuam na área e desenvolvem projetos e/ou políticas públicas voltados à Mobilidade. A discussão deve ser técnica e ampla, para que soluções ótimas ou no mínimo viáveis possam se tornar política pública e se concretizarem.

c. Qual a sua avaliação quanto a Mobilidade da Grande Florianópolis? 

A discussão em si já representa um avanço. Os plano de mobilidade e as soluções que vêm sendo implementadas precisam ser avaliadas, discutidas amplamente e corrigidas se for o caso. Percebe-se nos últimos anos um aumento nos gargalos, o que é natural e ao mesmo tempo se percebe a busca de alternativas. Esse evento é um bom exemplo.

d.Deixar uma mensagem para que a sociedade organizada e os preocupados com a mobilidade urbana participem do evento. 

Penso que a sociedade precisa de mais informação e menos opinião. Precisamos construir soluções para a mobilidade urbana em nossa região. O tempo que ficamos em um congestionamento não passa novamente, ele não volta. Os recursos que perdemos ou que deixamos de gerar também são perdidos. São as deseconomias. O evento busca discutir soluções para a mobilidade. O mínimo que nós, interessados no tempo e na melhoria da qualidade de vida nas cidades, podemos fazer é utilizarmos esse nosso tempo para construir alternativas viáveis e ótimas para a mobilidade urbana.

bottom of page