top of page

ENTREVISTAS

Eng. Dejalma Frasson Junior
ABCP SUL
Regional Sul - Associação Brasileira de Cimento Portland
Eng. Dejalma Frasson Junior
CURRÍCULO
  • Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Especialista em gestão empresarial,

  • Especialista em Tecnologia do Concreto,

  • Consultor Técnico Regional Sul - ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland)

ENTREVISTA

a. Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial para a mobilidade dos grandes centros urbanos?

​Os centros urbanos passam por uma massificação de pessoas que inevitavelmente precisando se deslocar. Desta forma não há como ignorar o tema mobilidade, porém o assunto ainda precisa ser mais bem equacionado e principalmente implantado. Reunir a comunidade para discutir o assunto é de fundamental importância para que as nossas cidades continuem crescendo de forma ordenada e sustentável.

b. Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto às questões, dificuldades e importância da Mobilidade urbana no desenvolvimento do país e dos grandes centros urbanos? 

Reunir palestrantes do nível proposto para o evento é uma excelente oportunidade para debater este tema que cada vez está mais presente. Diariamente necessitamos nos deslocar e é nítido que as nossas vias não vem acompanhando esta demanda. Algumas iniciativas do poder público vêm avançando em tudo que se refere à mobilidade, porém a sociedade, em muitas situações, está ficando a margem das decisões o que é lamentável haja vista que são as pessoas que irão sentir os impactos.

c. Qual a sua avaliação quanto a Mobilidade da Grande Florianópolis?  

Se fosse dar uma nota ela seria zero. Fico envergonhado quando recebo amigos de outras cidades que criam expectativa muito grande a respeito de Florianópolis e se deparam com um verdadeiro caos quando precisam se deslocar. Infelizmente isto não é uma peculiaridade de Florianópolis, vários grandes centros passam por isto também e é inegável que precisamos resolver urgente esta questão para a cidade não parar. Perde-se muito dinheiro parado em filas, e Florianópolis e o Brasil não podem se dar a este "luxo" porque estamos diante de sérias dificuldades econômicas.

d. O que o Seu tema irá contribui para o evento?

Não há como falar em mobilidade urbana sem falar dos BRTs e corredores de ônibus. Está se consagrando a utilização do pavimento de concreto nestes sistemas. Porém ainda há muitos questionamentos, tanto no meio técnico quanto pela comunidade, das vantagens técnicas e principalmente econômicas do concreto como pavimentação. Assim vou demonstrar através de estudos que “SIM”, o pavimento de concreto é totalmente viável trazendo vários benefícios como conforto de rolamento e principalmente durabilidade, 20 anos no mínimo, que evitará gastos com manutenção e interrompimento do tráfego que tanto causam prejuízos e incomodações para os usuários.

e. Deixar uma mensagem para que a sociedade organizada e os preocupados com a mobilidade urbana participem do evento: 

Eu diria que é uma excelente oportunidade de debatermos com palestrantes altamente gabaritados e principalmente traçarmos estratégias para tirar do papel várias ideias que serão debatidas para que virem realidade para que possamos deixar para as gerações futuras uma Florianópolis melhor para se viver.

Veja o depoimento em vídeo

bottom of page