top of page

ENTREVISTAS

Eng. Civil Lúcia Maria Mendonça Santos
Eng. Civil Lúcia Maria Mendonça Santos
CURRÍCULO

(Lúcia Maria Mendonça Santos, engenheira civil, especialização em engenharia de Produçãom área de concentração Transportes pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialização em trânsito pela Universidade Federal do Pará, Atuou na área de Mobilidade Urbana como diretora em Belém( CTBel), Belo Horizonte(BhTrans), Recife(CTTU), Campinas(Emdec), Itabuna(Prefeitura) e Florianópolis(Prefeitura),Brasília (Ministério dos Transportes e Ministério das Cidades ( Denatran e Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana)) entre outras cidades.

ENTREVISTA

A - Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia e em especial para mobilidade dos grandes centros urbanos?

 

É de fundamental importância, veja que até pouco tempo atrás na escola de Engenharia só se falava em circulação, pois o grande protagonista era o automóvel, hoje  falamos em mobilidade , onde o protagonista passa a ser o cidadão em suas diferentes formas de deslocamento.

Quando começamos a falar em Mobilidade Urbana, começamos a pensar sobre o sentido do direito à cidade: “[...] não apenas como um direito condicional de acesso àquilo que já existe, mas, sim, um direito ativo de fazer a cidade diferente, definir uma maneira alternativa de simplesmente ser humano”( David Harvey, abordada em seu texto “A liberdade da cidade”)

O direito à cidade não pode ser tratado como um simples ir e vir, como um direito de circulação ou locomoção, mas como um direito à vida urbana, transformada, renovada, como defende Henry Lefebvre (1991).

 

  

B - Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões, dificuldades e importância da Mobilidade urbana no desenvolvimento do país e dos grandes centros urbanos?

 

É fundamental que ao término do evento, fique claro que o conceito norteador  para construção de cidades sustentáveis é o da Mobilidade Urbana.

É importante  superar a análise fragmentada  do transporte público e do trânsito e da relação entre ambos, enfatizando  o planejamento urbano e o uso do solo como os fatores determinantes da escolha dos modos de transporte utilizados.Há de se considerar também,  a necessidade de democratização dos espaços públicos de circulação, o desenvolvimento dos meios não-motorizados de transporte – a bicicleta e a caminhada a pé -, a priorização efetiva dos transportes coletivos e a redução dos impactos ambientais resultantes.

 

 

C – Qual a sua avaliação quanto a Mobilidade da Grande Florianópolis?

 

No meu ponto de vista, a Grande Florianópolis tem todas as ferramentas para resolver seus problemas de mobilidade; para tal, os dirigentes precisam ser ousados e sair da mesmice, a Mobilidade Urbana tem que ser uma política de governo e todos os municípios envolvidos falarem a mesma língua.

 

d. Deixar uma mensagem para que a sociedade organizada e os preocupados com a mobilidade urbana participem do evento

 

Penso que ao responder as questões anteriores, já deixei claro, o motivo de participar do evento. Nele trataremos sobre “cidades para quem nela vive”. Há algo mais apaixonante!!!


Faça sua inscrição e ajude a divulgar o evento em suas midias

 

Logo, aguardamos vocês lá!!!

bottom of page