top of page

PALESTRANTES

Presidente da Comissão Organizadora
Eng. Civil Carlos Koyti Nakazima

Presidente da ACE

Associação Catarinense de Engenheiros

BREVE CURRÍCULO

Engenheiro Civil formado em 1978 na UFSC. Durante a formação acadêmica fez parte do Diretório Acadêmico do Centro Tecnológico (DACTEC) e do Diretório Acadêmico de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi secretário Municipal de obras no Município de São José/SC de 1979 a 1982, sendo sócio proprietário e responsável técnico das empresas NAKAZIMA ENGENHARIA EIRELI e da NICOL – NAKAZIMA INCORPORADORA E CONSTRUTORA LTDA, a primeira com 33 anos de fundação e a seguida com 35 anos.

 

Iniciou a carreira executando projeto de estrutura, tendo calculado mais de 300.000,00 m2 de edificações.​

Eng. Civil Carlos Koyti Nakazima

Em construção civil executou mais de 212.000,00 m2 de obras. Atualmente executa obras nos estados de Santa Catarina e Paraná.

 

Conselheiro da Associação Catarinense de Engenheiros por 5 mandatos. Conselheiro Suplente na Câmara Especializada de Engenharia Civil por dois mandatos pela ACE. Conselheiro Titular no seu segundo mandato na Câmara Especializada de Engenharia Civil pela ACE – Associação Catarinense de Engenheiros. Diretor Financeiro do CREA/SC, pelo segundo ano consecutivo e também representante do CREA-SC em grupo de trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ; Eleito Presidente da ACE, no dia 05 de Maio de 2015 e empossado no dia 24 de Maio de 2015. Reeleito Presidente da ACE em 24 de maio de 2017 para o mandato 2017-2020.

ENTREVISTA

Como a ACE apresenta este tema ao seu publico e qual o objetivo da ACE aborda-lo em um seminário técnico

A  Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, entidade com 84 anos de existência e precursora do Sistema CONFEA-CREA com sua sede em Florianopolis, informa a realização do Seminário Nacional de Gestão e Oportunidades no Desenvolvimento de Fontes de Energias Alternativas a ser realizado em seu Centro de Eventos no período de 24 a 27 de junho de 2018, alinhado aos mais atuais conceitos de sustentabilidade e economicidade .

A ACE entende que o uso dos recursos renováveis, em especial o de energia, tem sido o foco de inúmeras pesquisas devido à crescente preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Isto posto, o objetivo da realização deste evento será a discussão dos diferentes tipos de energias renováveis exploradas no Brasil, assim como as suas aplicabilidades e os impactos ambientais gerados por essas fontes.

 

A energia fotovoltaica será a mais explorada em função de sua maior amplitude de aplicabilidade, sendo utilizada tanto em centros urbanos assim como em locais isolados, tal como pelo potencial encontrado em todo território que possui um índice de radiação favorável para eficiência desta tecnologia, e a consequente redução dos impactos ambientais.

 

O seminário pretende reunir profissionais da área de todo o Brasil com uma extensa programação abordando temas de relevância e de referência, contribuindo para a discussão sobre o tema, circulação do conhecimento e incremento em suas qualificações na busca de soluções para sociedade por meio do uso da tecnologia.

Haverá também a exposição institucional de produtos e serviços de empresas, e uma rodada de negócios envolvendo agentes financeiros que viabilizam projetos na área. 

 

De maneira sistemática o evento promoverá o fortalecendo do Sistema CONFEA/CREA/MUTUA e da defesa da valorização da profissão, inibindo, consequentemente, o exercício ilegal da profissão​.

Quais serão os objetivos específicos que a ACE espera alcançar com este evento

  • Debater sobre as oportunidades no desenvolvimento de fontes de energias alternativas como fator predominante do desenvolvimento sustentável;

  • Estabelecer como propôr uma start-up para a Engenharia Elétrica e seus profissionais, mais especificamente sobre Fontes de Energias Alternativas;.

  • Debater questões relativas à profissão e ao mercado de trabalho;
     

  • Firmar posições de defesa e valorização da profissão do Engenheiro Eletricista;

  • Difundir conhecimentos técnicos da Engenharia Elétrica, mais especificamente sobre Fontes de Energias Alternativas;

  • Promover atualização profissional com assuntos em evidências no segmento de Engenharia como a sustentabilidade e o uso consciente de materiais elétricos.;

  • Promover intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais;

  • Contribuir para promoção de inovações e do desenvolvimento profissional;

  • Favorecer o acesso a novas tecnologias, produtos, processos e serviços de interesse da Engenharia Elétrica.

  • Aperfeiçoar os profissionais do Sistema CONFEA/CREA/MUTUA com divulgações do Código de Ética Profissional além da Legislação vigente que se aplica.

Qual será o publico alvo que a ACE pretende alcançar

Os participantes serão oriundos da área da Engenharia Elétrica e afins, ou seja, Engenheiros Eletricistas das diversas Modalidades e especialidades, complementares e associadas aos profissionais atuantes nos setores de planejamento, urbanismo, projetos, prestação de serviços, além de professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, tecnólogos, técnicos e fornecedores de produtos e tecnologia para Engenharia Elétrica, em especial é importante citar os Conselheiros das Câmaras Especializadas em Engenharia Elétrica dos CREA´s da Federação e, na classe em formação (estudantes) os integrantes dos CREA´s Juniores e das Empresas Juniores das universidade.

Como esta sendo estruturada a grade de palestra o o que o senhor destaca

A ACE estruturou uma grade de palestra que não visa esgotar o assunto mas sim aborda-lo de forma ampla e muito clara e desta forma teremos uma abertura com o Diretor de Engenharia da Eletrosul Dr. Jorge Andrigetto Junior.

 

O professor Jovanilson Faleiro de Freitas, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CONFEA, o Dr. Paulo Armando Victoria de Oliveira, pesquisador da Embrapa, fazendo uma abordagem sobre o segmento rural e sua expectativas, o Dr. Otmar josef Muller ,da Câmara de Energia da FIESC, o Dr. Gerson Pedro Berti representando o Governo de Santa Catarina no segmento de energia, o Eng. Pablo Cupani representando a CELESC, o Dr. Rodrigo Lopes Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, entidade a nível nacional.

 

Teremos também um fórum de debates sobre linhas de financiamento para instalações de placas fotovoltaicas coordenada pelo Eng. Patricio Pavez da Quantum solar, enfim uma abordagem genérica finalizando com uma visita ao Sapiens Park, no laboratório de energia solar da Universidade federal de Santa Catarina – UFSC.

Inscrições para estudantes ou grupo de inscritos

É importante salientar de que a classe estudantil  tem um preço e condição muito especial de inscrição pois temos como meta em nossa entidade uma aproximação constante com a classe universitária.

Temos condições especiais no valores de inscrição para grupos de inscritos (a partir de 5 inscritos). Entre em contato com suporte@criatividadecoletiva.com para mais informações.

Contamos com a presença de todos!

bottom of page