top of page

Entrevistas

DAVID DANIEL E SILVA

ENG. ELETRICISTA DAVID DANIEL E SILVA

CEAD/UDESC

Diretor Geral do CEAD/UDESC

CURRÍCULO

Engenheiro Eletricista pela UFSC.

Mestrado em Ciência da Computação pela UFSC.

Doutorado em Engenharia de Automação pela UFSC.

Professor da UDESC desde 2002 no, Centro de Ciências Tecnológicas em Joinville.

Possui longa experiência na EaD, como aluno do Instituto Universal Brasileiro na década de 1980, cursando eletrônica, quando o ensino ainda era feito por correspondência via correio comum.

Desde maio de 2011 atua como professor nos cursos do Centro de Educação a Distância da UDESC. Em 2012 proferiu um curso de linguagem de programação a distância para todo o Brasil, com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle, auxiliado pela avançada tecnologia das redes de computadores atuais.

 Em maio de 2014 foi indicado como Diretor Geral do CEAD da UDESC. Em abril de 2016 assumiu como o primeiro Diretor Geral eleito para um mandato de 4 anos. Desde então vem atuando fortemente no fortalecimento da estrutura da EaD dentro e fora da UDESC, em parceria com as prefeituras de vários municípios do Estado de Santa Catarina.

ENTREVISTA

Qual a sua visão quanto à importância do evento para a Engenharia Civil?

 

Resposta: O   4° CTCEC  é um ótimo espaço para que os profissionais da área apresentem seus trabalhos, produtos, pesquisas e experiências. Com espaços como este temos a oportunidade de trocar conhecimento e avançar cada vez mais na área da engenharia. Parabéns aos idealizadores e promotores do evento! 

 

Como este evento irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões, dificuldades e importância da Educação à distancia na Engenharia Civil.

Resposta: O 4° CTCEC  contribui para o entendimento das questões ligadas a Educação a Distância (EaD), na medida que abre espaço para palestrantes com larga experiência participarem do evento. Estou certo que, pela experiência vivida do palestrante, os participantes que assistirem à palestra irão ter acesso ao conhecimento de como a EaD funciona, suas diferenças em relação a educação tradicional, dificuldades e sua importância social.

 

Qual a sua avaliação quanto a esta questão no contexto nacional? 

Resposta: O processo de instituir a EaD no Brasil tem caminhado muito mais lento que, por exemplo, países da Europa. Enquanto recentemente aprovamos a possibilidade de realizar cursos de pós-graduação stricto sensu, em Portugal, Espanha, Inglaterra, entre outros países, a EaD está aberta para o mundo todo desde a graduação até a pós-graduação há muitos anos.  Então, penso que no Brasil devemos olhar para a EaD com a devida responsabilidade que a sociedade e a modalidade merece.

 

Mensagem

Resposta: Chamo a todos os colegas da engenharia para participar do “4° Congresso Técnico Cientifico de Engenharia Civil - 4° CTCEC” , promovido pela Associação Catarinense de Engenheiros-ACE". Participem!  Aproveitem a oportunidade de estar acompanhando de perto o desenvolvimento da engenharia, das tecnologias, produtos e da ciência. Aguardo vocês!

Palestra - Essência do EAD

07/10/2019 (Segunda-feira) - 10:20 - 10:50

bottom of page