top of page

PALESTRANTES

RESUMO

O termo Big Data representa uma mudança de paradigma em termos de pesquisa e desenvolvimento em Ciência da Computação motivada pela maneira como a sociedade lida atualmente com dados e informações no seu cotidiano, ou seja, o acesso fácil aos mais variados dispositivos eletrônicos conectados à Internet (smartphones e tablets, por exemplo) associado ao grande número de aplicativos para as mais diversas finalidades permite a manipulação de um grande volume de dados variados e gerados a uma velocidade igualmente grande por pessoas, sistemas computacionais, sensores, etc. O gerenciamento de toda essa massa de dados, denominada Big Data, introduz diversos desafios de pesquisa em várias áreas de aplicação. Esta palestra introduz Big Data e apresenta os principais desafios para o seu tratamento, simbolizados pelos chamados "Vs" da Big Data. Além disso, algumas áreas de pesquisa nesta área são destacadas, incluindo novas tecnologias de bancos de dados para o seu gerenciamento.

Ronaldo Mello
Departamento de Informática UFSC
PALESTRA
Big Data: Fundamentos e Oportunidades de Pesquisa
SEGUNDA-FEIRA - 20/11/2017 - 09:00 - 10:00
Ronaldo Mello

MINI-CURRÍCULO

Ronaldo dos Santos Mello possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor associado do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC), onde atua nos cursos de graduação e também como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFSC). Tem experiência na área de Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes assuntos: modelagem de dados, integração e interoperabilidade de dados e gerência de dados para Big Data. Coordena, desde 2006, o Grupo de pesquisa em Banco de Dados da UFSC (GBD/UFSC). Possui mais de 70 trabalhos científicos publicados e atua como revisor de artigos científicos em diversas conferências e periódicos nacionais e internacionais. Já ministrou diversas palestras, minicursos e oficinas na área de Banco de Dados e orienta trabalhos em nível de graduação, mestrado e doutorado. Em torno de 100 alunos já foram orientados ou estão atualmente sob sua orientação. 

Qual a sua expectativa e motivação em relação ao evento?

Sou um pesquisador na área de Big Data. Assim sendo, minha expectativa e motivação é descobrir novos problemas e aplicações concretas em Big Data, através das palestras, cursos e painel, para que eu possa aprimorar cada vez meus conhecimentos e minha pesquisa neste assunto.

Qual o impacto das tecnologias e BIG DATA no seu setor em específico?

 

O uso de tecnologias para Big Data fazem parte do dia a dia das nossas pesquisas. O desafio é utilizá-las de maneira eficiente visando produzir resultados de pesquisa interessantes para fins de divulgação para a sociedade como um todo.

bottom of page