top of page

PALESTRANTES

Marcelo Menezes Reis
UFSC
PALESTRA
Perspectivas de uso de Estatística em Big Data
TERÇA-FEIRA - 21/11/2017 - 09:30 - 10:30

MINI-CURRÍCULO

Bacharel em Administração de Empresas pela UDESC/ESAG (1990), Engenheiro Eletricista pela UFSC (1991), Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (1993 – título da dissertação: Confiabilidade de Sistemas de Transmissão e Distribuição na Presença de Incertezas nos Dados), especialista em Seis-Sigma (Beyond Six Sigma) pela University of South Florida (2000), Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2001 – título da tese: Modelo para o ensino de Controle Estatístico da Qualidade). Professor efetivo do Departamento de Informática e Estatística da UFSC desde 27 de junho de 1995, atuando como professor de Estatística e Probabilidade para vários cursos de graduação, incluindo Engenharias (Elétrica, Mecânica, Sanitária e Ambiental, de Materiais, de Controle e Automação e de Produção), Administração (presencial e à distância), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas e Biblioteconomia. Exerceu a função de chefe de departamento de julho de 2013 a junho de 2017, sendo atualmente subchefe.

Marcelo Menezes Reis

É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC (Mestrado Profissional) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSC (Mestrado e Doutorado Acadêmico). Ministrou disciplinas e orientou monografias em cursos de especialização em Engenharia Elétrica e em Engenharia Industrial, além de cursos de curta duração. É autor de “Estatística Aplicada à Administração” (2009), livro utilizado no bacharelado em administração (modalidade à distância da UFSC), e é um dos autores de Estatística para Cursos de Engenharia e Informática, pela Editora Atlas, atualmente na sua terceira edição. Sua área de interesse inclui Controle Estatístico da Qualidade, Informática na Educação, Métodos Estatísticos de Avaliação, Análise Estatística de grandes conjuntos de dados.

Qual a sua expectativa e motivação em relação ao evento?

Discussão com os profissionais da Engenharia sobre as várias possibilidades de aplicação de Métodos Estatísticos para a análise de grandes conjuntos de dados, e a possibilidade de esclarecer alguns pontos controversos a respeito.

Qual o impacto das tecnologias e BIG DATA no seu setor em específico?

 

Os impactos em Educação são consideráveis, especialmente nas metodologias de avaliação de aprendizagem, passando por testes adaptativos, ambientes virtuais de aprendizagem. Para a Estatística, BIG DATA surge como grande oportunidade de aplicação de métodos estatísticos que permitem o reconhecimento de padrões e classificação de grupos, auxiliando os processos de tomada de decisão.

bottom of page